Biogás de Aterro

Curso EAD

Aproveitamento Energético de Biogás de Aterros Sanitários de Resíduos Sólidos Urbanos

O curso Aproveitamento Energético de Biogás de Aterros Sanitários, realizado integralmente a distância e de forma gratuita, apresenta os conceitos básicos sobre resíduos sólidos, geração, tratamento e aproveitamento energético de biogás de aterro sanitário. Dividido em quatro módulos (Conceitos Básicos, Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos, Aproveitamento Energético do Biogás e Tecnologias de Conversão Energética do Biogás), pode ser realizado por gestores municipais, estudantes de nível técnico, graduação e profissionais que atuam na área de energias renováveis.

Objetivo

Difusão de conceitos básicos sobre os resíduos sólidos, fundamentos da digestão anaeróbia e geração do biogás, os diversos usos, tratamentos e as tecnologias de conversão energética do biogás.

Público-alvo

Gestores municipais, técnicos em Meio Ambiente, Graduados ou alunos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Hídrica, Biologia e área afins, além de profissionais interessados no estudo do aproveitamento energético de resíduos sólidos;

Informações
Modalidade Educação a distância (EAD)
Início 22/01/2018
Duração 133 dias
Carga Horária 150 horas
Investimento Gratuito
Requisitos Técnicos
Para a realização do curso é imprescindível que o aluno possua:
Microsoft Office (PowerPoint, Excel e Word);
Conexão com a internet;
Caixa de som ou fones de ouvido;
Adobe Acrobat Reader
Arquivos
Agenda do Curso
Ementa
  
Inscrições encerradas
Acessar plataforma EAD
  

Professores

teachers
Ana Cristina de Oliveira Santos Pereira

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2012). Atualmente cursa o Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH) na Universidade Federal de Itajubá, desenvolvendo pesquisa sobre a geração de biogás em biorreatores com resíduos sólidos urbanos de diferentes dimensões.

Lattes
teachers
Fábio José Horta Nogueira

Graduado em Engenharia Mecânica (1990) e Mestre em Engenharia da Energia (2015) pela UNIFEI. Possui experiência na área de projeto e de manutenção, com destaque para a geração de energia usando potenciais hidrelétricos e energia térmica. Trabalhou como professor substituto na UNIFEI e é instrutor de cursos na FUPAI e no Ministério de Minas e Energia (MME).

Lattes